Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Daily Routine by Cristina Ferreira

.

.

Daily Routine by Cristina Ferreira

09
Nov17

"Sobre a necessidade de um emprego"...


Cristina Ferreira

 

 

Frequento um grupo de meditação. Medita-se em silêncio para acalmar a mente e depois conversa-se... Semanalmente é selecionado um tema. Esta semana: "Porque não mudamos?" de Krishnamurti. 

 

Eu não conhecia Krishnamurti. Achei interessante o que sobre ele ouvi, fiquei curiosa e vim para casa pesquisar mais...

Muito se pode obviamente dizer sobre ele, mas hoje vou apenas focar neste vídeo cujo tema me chamou a atenção, quer pela sua atualidade, quer pela minha identificação pessoal com o mesmo:

    "Sobre a necessidade um emprego", Krishnamurti, palestra de 1979.

"... ir a um escritório todos os dias das 9h às 17h, é um aprisionamento intolerável..."

 

38 anos depois, em Portugal, no privado, não se trabalha das 9h às 17h00. Trabalha-se num horário ainda mais aprisionador: das 9h, ou das 8h30, ou das 8h00... às 18h, às 18h30, às 19h...

Por vezes mais, pois somos cada vez mais sujeitos a horas extraordinárias "forçadas"... E digo forçadas porque quando à pergunta: "Tem disponibilidade para horas extras?" se ousa responder que não... Em processo de seleção é-se automaticamente eliminado, em ambiente de trabalho pode-se optar por fim de contrato ou rescisão! 

 

Trabalhar é indispensável para ter dinheiro e somos obrigados a aceitar este modo de vida: aceitamos a correria constante, o stress, a ansiedade, a depressão, a falta de tempo para a vida pessoal... Aceitamos ver os nossos filhos crescer em infantários e centros de estudos... Aceitamos levar as nossas crianças para casa às 19h, às 20h... Aceitamos ver os nossos adolescentes crescer sozinhos...

 

    "... Poderemos criar uma sociedade diferente?..."

 

Uma redução generalizada da carga horária de 40 para 35 horas semanais para todos, e não apenas para a função pública, é o minimo que todos devemos exigir. Essa diferença entre o sector público e o sector privado não deveria sequer existir!

 

Mãe de dois filhos, sou igualmente defensora que as mães deveriam ter a oportunidade de poder optar trabalhar em part-time. 20 ou 30 horas semanais.

Não é essa a tendência nos ditos países "mais evoluídos"?

 

Krishnamurti faleceu em 1986. Que diria ele se viesse agora visitar Portugal...

Portugueses! Vivem num aprisionamento intolerável!

Portugueses! De que estão à espera?! PORQUE NÃO MUDAM??!!

 

 

 

 

 

foto do autor

ENTRE O COMEÇO E O FIM... Uma nova rotina... Um NOVO BLOG

Calendário

Novembro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930